quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Conversando e refletindo

CONVERSANDO SOBRE INFORMÁTICA EDUCATIVA

Prof. Luís Dhein

Muitas pessoas dizem que as discussões sobre a importância da informática na educação já estão ultrapassadas. Não concordo. Na minha opinião essa discussão está em sua fase inicial. São muitas as questões que estão surgindo a medida que os computadores estão chegando nas escolas. São questões que transitam desde a manutenção das máquinas até o pessoal que irá trabalhar com elas.

Os avanços são visíveis, no sentido de utilização das tecnologias na prática educativa. Porém, ainda é preciso investigar mais a fundo os resultados e os objetivos que permeiam essas práticas. Precisamos investigar, também, qual é a visão que a comunidade escolar tem sobre as tecnologias digitais, analisando o que eles pensam.

Informática: Recurso, ferramenta ou linguagem? Talvez os três.

De um lado bate uma alegria muito grande em ver os avanços significativos de utilização das tecnologias na prática educativa. Por outro, é preciso analisar sobre uma possível banalização das tecnologias, levando o aluno a pensar que nada mudou, levando a ideia de que são apenas alguns recursos a mais na escola. De certa forma as tecnologias são “novos recursos” que configuram uma nova linguagem, que complexifica as relações humanas e as relações que mantemos com o conhecimento.

Tem se visto muitas discussões sobre o quanto o aluno sabe de informática. Questiona-se o fato de o aluno ter aulas de informática desde a educação infantil e quando chega na quinta-série e não sabe formatar um trabalho escolar. Bom, aqui temos uma bela discussão. É possível dizer, que temos uma discussão necessária, que nos leva a pensar sobre qual é o espaço das tecnologias na escola, e o que se busca com elas.

Primeiramente, é preciso ficar claro que não é função da escola (e nem de ninguém) formatar o aluno “para o mercado”. É preciso compreender que a Escola precisa ser um espaço para potencializar a solidariedade, a autoria e a investigação.

Infelizmente ainda percebe-se que muitas práticas, ditas educativas, estão preocupadas em instrumentalizar o aluno para utilizar de forma correta os recursos da informática. Acredito que isso pode até trazer algum benefício para o aluno, mas perde-se muito do potencial das tecnologias quando adotamos essa ideia instrumentalista. Precisa-se compreender que as tecnologias digitais abrem um campo muito vasto de possibilidades de produção de conhecimentos, indo além, uma produção coletiva de conhecimentos. Esses são alguns dos desafios da educação do século XXI, frente as tecnologias na educação, utilizá-las de forma a potencializar a autoria, a solidariedade e a inteligência coletiva.

Temos muitas ferramentas e recursos que nos possibilitam essas práticas. Blogues educativos, Wikis, e ambientes virtuais de aprendizagem se utilizados com clareza de objetivos, potencializam o aprendizado, abrindo novos espaços e ultrapassando alguns limites de tempo.

Nesse perspectiva, é muito mais importante, meu aluno criar um ambiente virtual, um fórum para discutir sobre os problemas de seu bairro e temas de seu interesse. Precisamos potencializar a utilização desses espaços de interação, que ultrapassam os limites do espaço físico, que muitas vezes é o fator limitador de muitas ações. Observa-se que muitos alunos já descobriram o potencial dessas ferramentas. Cada poucos dias aprendo com meus alunos, a utilizar novas ferramentas de interação. Eles criam fóruns para discutir sobre seus games favoritos, organizam campeonatos complexos, com rankings e regras que muitas vezes preciso "pedalar" para compreender.

E a pergunta que devemos fazer é o que podemos aprender com esses movimentos que nossos alunos fazem no ciberespaço? Criamos ambientes para eles dicutirem as temáticas que propomos? Não deveriamos potencializar a contrução de ambientes interativos e coletivos para discutir outros temas, como por exemplo, discutir o nosso bairro, a nossa cidade, a nossa escola. Assim nos aproximando da criação de uma ágora virtual.

Sendo assim, a prática que precisamos fomentar nas escolas é da discussão sobre as tecnologias e suas múltiplas possibilidades. É preciso criar espaços para discutir com o aluno, o que as tecnologias tem potencializado, no que ela colabora na vida humana e também quais são as armadilhas tecnológicas que precisamos evitar. Por fim, essa discussão não se limita ao uso ético, mas abrange o significado da tecnologia em nossas vidas.


PESSOAL ISSO É UM TEXTO EM FORMA DE CONVERSA, VAMOS DIALOGAR... DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO.

Um comentário:

  1. É MUITO BOM PERCEBER QUE OUTRAS PESSOAS TAMBÉM VALORIZAM USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM. ESTA FERRAMENTA É MUITO IMPORTANTE POIS, SABEMOS QUE A TECNOLOGIA JÁ FAZ PARTE DO COTIDIANO DE MUITOS DOS NOSSOS ALUNOS E TEMOS QUE NOS ADEQUAR PARA AJUDÁ-LOS NO QUE LHES PROPORCIONAM UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA SOCIAL. OS TCs SÃO HOJE PARA BENEFÍCIOS E ARMADILHAS E NA ESCOLA TEMOS A OPORTUNIDADE DE ORIENTÁ-OS SOBRE ISSO. ENTRE CONTATO
    gillima-informaticanaeducao.blogspot.com

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