domingo, 16 de agosto de 2009

Software Educativo: Gcompris



O software Gcompris é um dos softwares educativos que mais admiro. Além de ser um software livre e rodar nas duas plataformas, Windows e Linux, vem com um conjunto maravilhoso de softwares educativos. Englobando diversas áreas e abrindo um campo muito vasto de possibilidades de exploração pedagógica.


Estou usando o Gcompris com meus alunos a 3 anos. Eles simplesmente adoram as atividades, assim como o professor. É possível explorar as atividades com diversas faixas etárias, desde a educação infantil até o 5º ano, ou até mais dependendo da proposta.

É possível encontrar desde atividades de utilização do mouse e teclado a atividades de alfabetização, matemática e raciocínio lógico.

O site do Gcompris, traz uma explicação detalhada sobre cada uma das atividades do software, é um tutorial muito bom para dar os primeiros passos no software.

Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.
(fonte: http://gcompris.net/-pt-br- )

  • descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
  • álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
  • ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
  • geografia: colocar o país no mapa
  • jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
  • leitura: prática de leitura
  • outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...

Atualmente GCompris oferece a assombrosa quantidade de 100 atividades e mais estão sendo desenvolvidas. GCompris é software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.


Prof. Luís Z. D.

13 comentários:

  1. Oi!!! Eu tbm utilizo bastante, principalmente com os alunos que acabam de chegar e nunca tiveram contato com um pc.As atividades auxiliam bastante na coordenação.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. gosto muito dessaa atividades para reconhecilento do pc e mesmo para coordenação.bjs

    ResponderExcluir
  3. oi,meu amigo começou agora a dar aula de infomática para uma turma muito especial eja, e por isso ele não quer deixar por desejar, vocês poderiam editar algumas atividades educativas para ajuda-lo, eu ficaria muito grata se for atendida muito obriga por este espaço, pois vocês me ajudam bastante do meu dia-a-dia e gostaria que ajudassem o meu amigo, que deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Para mais atividades práticas de informática na Educação Infantil e Alfabetização acessem meu blog:
    http://alfabeclicando.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gente além desse software free, tem um da Krafthaus muito bom tbm pra educação infantil. Se chama Ariê, tem jogos de pintar, da memória e associação de palavras, muito interessante pois o estimulo para as crianças é ganhar as medalhas quando completam os jogos. Vale a pena conferir.
    Pra fazer o download: http://www.krafthaus.com.br/v2/

    ResponderExcluir
  6. Oiee este software serve para alunos de ensino médio?? preciso saber pois estou elaborando um projeto para esse nível.

    ResponderExcluir
  7. Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  8. TV Digital com 500 canais sem mensalidade www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  9. Se você tem Smart TV esse é o site www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu to assistindo os jogos de futebol através do site www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
  11. 。◕‿◕。 Ative canais em seu PC, Celular ou Smart TV www.smarttvhd.com.br

    ResponderExcluir
  12. O melhor sistema de TV HD www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Estamos muito felizes com a sua presença.

A sua opinião, o seu ponto de vista e todas as sugestões aqui compartilhadas são fundamentais para a reflexão sobre o trabalho com as tecnologias nos espaços educacionais.