domingo, 16 de agosto de 2009

Software Educativo: Gcompris



O software Gcompris é um dos softwares educativos que mais admiro. Além de ser um software livre e rodar nas duas plataformas, Windows e Linux, vem com um conjunto maravilhoso de softwares educativos. Englobando diversas áreas e abrindo um campo muito vasto de possibilidades de exploração pedagógica.


Estou usando o Gcompris com meus alunos a 3 anos. Eles simplesmente adoram as atividades, assim como o professor. É possível explorar as atividades com diversas faixas etárias, desde a educação infantil até o 5º ano, ou até mais dependendo da proposta.

É possível encontrar desde atividades de utilização do mouse e teclado a atividades de alfabetização, matemática e raciocínio lógico.

O site do Gcompris, traz uma explicação detalhada sobre cada uma das atividades do software, é um tutorial muito bom para dar os primeiros passos no software.

Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.
(fonte: http://gcompris.net/-pt-br- )

  • descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
  • álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
  • ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
  • geografia: colocar o país no mapa
  • jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
  • leitura: prática de leitura
  • outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...

Atualmente GCompris oferece a assombrosa quantidade de 100 atividades e mais estão sendo desenvolvidas. GCompris é software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.


Prof. Luís Z. D.

11 comentários:

  1. Oi!!! Eu tbm utilizo bastante, principalmente com os alunos que acabam de chegar e nunca tiveram contato com um pc.As atividades auxiliam bastante na coordenação.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. gosto muito dessaa atividades para reconhecilento do pc e mesmo para coordenação.bjs

    ResponderExcluir
  3. oi,meu amigo começou agora a dar aula de infomática para uma turma muito especial eja, e por isso ele não quer deixar por desejar, vocês poderiam editar algumas atividades educativas para ajuda-lo, eu ficaria muito grata se for atendida muito obriga por este espaço, pois vocês me ajudam bastante do meu dia-a-dia e gostaria que ajudassem o meu amigo, que deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Para mais atividades práticas de informática na Educação Infantil e Alfabetização acessem meu blog:
    http://alfabeclicando.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gente além desse software free, tem um da Krafthaus muito bom tbm pra educação infantil. Se chama Ariê, tem jogos de pintar, da memória e associação de palavras, muito interessante pois o estimulo para as crianças é ganhar as medalhas quando completam os jogos. Vale a pena conferir.
    Pra fazer o download: http://www.krafthaus.com.br/v2/

    ResponderExcluir
  6. Oiee este software serve para alunos de ensino médio?? preciso saber pois estou elaborando um projeto para esse nível.

    ResponderExcluir
  7. Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  8. TV Digital com 500 canais sem mensalidade www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  9. Se você tem Smart TV esse é o site www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu to assistindo os jogos de futebol através do site www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Estamos muito felizes com a sua presença.

A sua opinião, o seu ponto de vista e todas as sugestões aqui compartilhadas são fundamentais para a reflexão sobre o trabalho com as tecnologias nos espaços educacionais.