domingo, 28 de junho de 2009

Para resgatar a memória da Escola


Esta atividade pode ser trabalhada com os alunos de 4ª a 8ª série


Este projeto pode ser executado pelos alunos dentro do Laboratório de Informática. Cada aluno escolherá sua dupla ou trio. Num primeiro momento, ter uma conversa informal sobre a importância da escola para nossas vidas. Comentar sobre os diferentes espaços físicos existentes, para que servem e como preservá-los.
Os alunos poderão anotar dados da escola, tirar fotografias, buscar através de fotos antigas o resgate da memória de nossa escola, como era antes e depois incluir todo seu levantamento de dados em PowerPoint.
Junto a estes levantamentos de dados, faremos também entrevistas de algumas pessoas que trabalham ou estudam na escola.
Para as entrevistas, conversa informal sobre quem entrevistar, que tipo de perguntas fazer e como nos posicionar frente à câmara de vídeo.

Este projeto visa esclarecer aos alunos todo o início de nossa escola, sua história e trajetória por estes tantos anos, tendo como finalidade inicial, incentivar o aluno a conhecer melhor a sua escola, para que ele consiga delimitar seu espaço e respeitar o espaço do outro.Toda escola tem sua história, sua memória , que ás vezes um pouco esquecida pelo tempo,e deve ser resgatada de forma a esclarecer e dar a oportunidade para a comunidade escolar saber sobre a sua trajetória desde o inicio, a verdadeira história de nossa escola tão querida por todos.

Objetivos:
- trabalhar a importância da escola para a nossa vida
- desenvolver a noção e organização dos espaços físicos da nossa escola
- desenvolver noções de comportamento dentro da escola, em relação aos professores, colegas, funcionários,direção, e demais pessoas que circulem nela.
- desenvolver o gosto pela pesquisa, o trabalho em grupo bem como dividir a s tarefas.
- desenvolver a curiosidade e a criatividade ao utilizar equipamentos de mídia- máquina fotográfica e filmagem.
- desinibição ao entrevistar
Sair do ambiente de sala de aula e explorar outros ambientes.
Recursos:
- laboratório de informática
- aplicativos
Maquina fotográfica
-máquina filmadora
- pesquisas na biblioteca para levantamento de dados
Resultado Final: cada dupla fará sua apresentação no datashow para os demais colegas, nas aulas de informática.
Avaliação: os alunos serão avaliados conforme sua dedicação e interesse nas atividades propostas.


Criação: Professora Ivete Grade

3 comentários:

  1. Olá amigos!! estava sentindo falta de atualizações no blog de vcs. Olha só trabalhamos com web quest com os alunos de 7ª e 8ª e acabou em um maravilhoso projeto. Gostaria que vcs opinassem a respeito pois estou pensando em trabalhar no mesmo estilo com a 4ª série, mas claro que não o mesmo tema rsrsr.
    webquestcincias.blogspot.com e webquestcienciasdrogas.blogspot.com.
    espero a visita de vcs, beijosss

    ResponderExcluir
  2. OlÁ kELLY.

    Sou um simpatizante da metodologia WebQuest. E seu projeto ficou muito bom, parabéns. Acredito que você pode ir firme com os alunos da 4ª série. Na escola em que trabalho também estou começando a trabalhar com webquest com os alunos de 3ª e 4ª série.
    Obrigado por compartilhar sua experiência. Forte abraço

    Profº Luís Dh.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste blog, mais o que gostei mesmo foi da Professora JAnete Politowski, cara ela é muito GATA. Bom mi sinto melhor agora que deixei esse comentário. FUIIIIIIIIIIII

    ResponderExcluir

Olá! Estamos muito felizes com a sua presença.

A sua opinião, o seu ponto de vista e todas as sugestões aqui compartilhadas são fundamentais para a reflexão sobre o trabalho com as tecnologias nos espaços educacionais.